Programa Adolescente Cidadão - PROAC

Programa Adolescente Cidadão - PROAC

por Rotary Club de Unaí-Centenário

Área de enfoque
Educação básica e alfabetização

Introdução

A ideia do Programa Adolescente Cidadão – PROAC, surgiu em uma das reuniões do Conselho Comunitário de Segurança Pública – CONSEP, onde se
discutia o elevado número de adolescentes envolvidos na criminalidade. Diante dos problemas sociais que afetam diretamente o adolescente,  destaca-se o elevado índice de criminalidade, uso e abuso de drogas e a falta de oportunidade de capacitação para o mercado de trabalho. O número de famílias desempregadas é preocupante. Os adolescentes passam parte do tempo na escola e outra parte do tempo nas ruas, ficando durante o tempo ocioso, expostos aos riscos sociais. O uso de drogas é um dos motivos relevantes que tem contribuído para o aumento da violência e da criminalidade, além de ser um sério problema de saúde pública com enorme repercussão social e econômica para a sociedade contemporânea. Não obstante os esforços do poder público e da sociedade civil na busca de alternativa que possa inibir o aumento do consumo e a precocidade com
que os jovens veem experimentando vários tipos de drogas o que nos força a fazer um trabalho preventivo e de qualidade. Dessa forma podemos educar o indivíduo para assumir atitudes responsáveis diante da identificação e comportamento adequado em relação aos fatores que ameaçam a vida, e assim a prevenção se torna um processo dinâmico e contínuo diante do crescimento social. O Projeto Político Pedagógico do PROAC é o resultado do esforço conjunto de profissionais da Polícia Militar do 28º Batalhão de Polícia Militar e do Conselho Comunitário de Segurança Pública – CONSEP com o objetivo de respaldar as ações administrativas e pedagógicas no âmbito desta Unidade. Diante dos fatos, o trabalho tem como plano de ação a PREVENÇÃO ATIVA, que é dirigida a grupos específicos da comunidade, com o objetivo de prevenir educando o adolescente e sua família, valorizando a ética e a individualidade do discente, oportunizando o crescimento de forma progressiva e despertando o senso crítico do aprendiz.

Quem

Jovens de 14 a 17 anos, carente e estudante da rede pública de ensino e que esteja em risco com a criminalidade ou ao uso de drogas.


O quê

Retirar o adolescente em estado de risco social das ruas, assegurando-lhe a formação básica para o exercício da cidadania e oferecer-lhe subsídios para formação básica profissional.


Onde

28º Batalão da Polícia Militar de Minas Gerais 


Quando

Segundo semestre de 2019

Pessoas Beneficiadas
41

Fotos



 

Localizar site dos clubes